Melhor Hoje

7 sinais de que você tem pele sensível • Melhor Hoje

7 sinais de que você tem pele sensível

“Pele sensível” não é realmente um diagnóstico médico – é um senso comum. Se você está se perguntando se sua pele é sensível, comece se perguntando:

Sinais de que você tem pele sensível

  1. Você teve mais de 3 ou mais reações a produtos para o cuidado da pele, como sabonetes, loções, cremes, xampus etc.?
  2. Você já teve alguma reação aos filtros solares?
  3. Você desenvolve coceira com produtos para a pele ou cabelos?
  4. Você é muito cuidadoso ao experimentar novos produtos porque teve experiências ruins no passado?
  5. Você é sensível a fragrâncias?
  6. Você já teve reações a medicamentos prescritos que são cremes / loções / géis etc.?
  7. Você tem histórico de alergias, asma, eczema ou febre do feno? Se sim, isso por si só não o qualifica, mas, estatisticamente, você tem uma chance maior de alergias ou irritação na pele.

Se você respondeu “sim” a várias dessas perguntas, provavelmente tem uma pele sensível.

Observe que há uma diferença entre a pele que é facilmente irritada, também conhecida como “pele sensível”, e a pele realmente alérgica. Uma verdadeira reação alérgica ocorre quando o sistema imunológico é ativado contra certos ingredientes do produto, causando vermelhidão, inchaços, coceira, queimação e até urticária.

Com a pele sensível, o problema pode não ser o ingrediente ou produto específico, mas a quantidade que você está usando. Por exemplo, se você tem uma pele razoavelmente normal e usa uma esfoliação severa diariamente, fica muito irritado (vermelho, até eczema), mas isso não significa que você é alérgico à esfoliação.

Esse mesmo conceito se aplica aos produtos – especialmente os ácidos. Você pode ficar bem com um soro de vitamina C de 10%, mas ficar irritado com um de 20%. O mesmo vale para certos produtos glicólicos. Mas você não é verdadeiramente alérgico a isso – apenas está irritado com isso. Você pode usá-lo muito bem em uma formulação diferente.

Se você tem pele sensível, aqui estão algumas etapas que você pode seguir para reduzir os problemas:

Escolha, em geral, produtos que dizem que são para peles sensíveis.
Lembre-se de que listas curtas de ingredientes são boas – quanto mais produtos químicos, maior a chance de você ter uma reação.

Em geral, os produtos orgânicos para a pele têm menos produtos químicos. Lembre-se, porém, que extratos de plantas ainda podem causar alergias de pele.

Se um produto causar coceira ou queimadura na pele, ou parecer piorar a pele, pare de usá-lo e chame seu médico.

Se você tiver uma erupção cutânea, mantenha a área afetada completamente fora do sol e coberta. Se for o seu rosto, use um chapéu grande e de abas. Consulte o seu médico!

Em geral, é não uma boa idéia colocar casa ou remédios creme farmácia como cortisona, cremes de lidocaína, cremes Benadryl, ou pomadas antibióticas sobre uma erupção, a menos que você já viu o seu médico. Os cremes para farmácias também contêm produtos químicos e podem piorar a erupção cutânea.

Se você os tolera, os comprimidos anti-histamínicos de farmácias e etc, podem ser úteis enquanto você espera ser atendido pelo seu médico.

Se você receber uma erupção cutânea:

Ligue para o seu dermatologista. Eles podem ajudá-lo a descobrir qual produto ou qual ingrediente está causando problemas.

Seu dermatologista pode querer fazer um “teste de adesivo” para verificar alergias. Nos testes de adesivo, pequenos adesivos contendo as possíveis substâncias alérgicas são colocados nas costas e deixados no local por cerca de 72 horas. Estes são então “lidos” pelo médico e, se você mostrar positivo para qualquer alergia, receberá informações sobre como evitá-las no futuro.

Lembre-se que sempre que houver uma erupção cutânea, a pele também pode ser infectada. Infecções, especialmente infecções bacterianas como estafilococos, podem ser perigosas e precisam ser levadas a sério. Se você suspeitar de uma infecção, consulte seu médico imediatamente para que eles possam fazer uma analise e começar a usar antibióticos, se necessário.

Deixe um comentário