Melhor Hoje

Cicatrizes na pele do rosto: dicas de uma Dermatologista • Melhor Hoje

Cicatrizes na pele do rosto: dicas de uma Dermatologista

Você lutou contra acnes – e você tem as cicatrizes na pele do rosto para provar isso. As manchas podem ser angustiantes o suficiente, mas as marcas deixadas para trás podem servir como um lembrete duradouro do trauma emocional e da confiança que a acne pode causar.

Seu dermatologista já o viu muitas vezes, entende completamente e provavelmente já esteve lá. Ela está pronta, pronta para ajudar a limpar sua pele, minimizar cicatrizes e restaurar sua esperança e confiança.

Dicas de um dermatologista para cicatrizes na pele do rosto

Mas antes de falarmos sobre cicatrizes, deixe-me esclarecer que há uma diferença entre uma cicatriz verdadeira e uma marca temporária após a acne. As marcas com as quais você está preocupado – são recuadas ou descoloridas?

Independentemente do seu tipo de pele, uma verdadeira cicatriz pós-acne é caracterizada por uma irregularidade na textura da superfície da pele. Dermatologistas costumam chamar essas cicatrizes de picador de gelo, cicatrizes rolantes ou cicatrizes de vagão – todas são recuadas e parecem um pouco como marcas de marcas.

Se a pele é lisa, sem alterações na textura, provavelmente não é uma cicatriz – é apenas a marca rosa ou escura que a acne deixou para trás, chamada hiperpigmentação pós-inflamatória (PIH). Esses pontos são temporários e reversíveis, e desaparecem gradualmente com o tempo (embora isso às vezes leve semanas a meses, principalmente em tons de oliva ou de pele mais escura).

Para cada tom de pele, é importante usar protetor solar de forma consistente, pois a exposição diária à luz UV pode manter as marcas descoloridas por muito mais tempo (procure um produto SPF 30+ de amplo espectro rotulado como “não-comedogênico” para ajudar a garantir que ele não obstrua os poros. )

Recomendamos você comprar estes produtos para o rosto aqui:

Protetor Solar Facial Sun Fresh FPS 30, Neutrogena, Branco, 50G

Protetor Solar Facial Cenoura e Bronze Fps50 50G, Cenoura e Bronze

Protetor Solar Facial NIVEA SUN Toque Seco Antissinais FPS60 50ml, Nivea

De acordo com os fabricantes, a fórmula especial contida nesta loção Facial Eucerin garante que é prontamente absorvida pela sua pele e pode efetivamente hidratar por até 24 horas.

Com a classificação SPF de 30, a Everyday Protection Lotion pode proteger a sua pele dos danos provocados pelo sol, oferecendo-lhe uma protecção UVA / UVB completa. Esta loção FPS 30 age suavemente em sua pele, dando-lhe zero desconforto e é ideal para pessoas com pele facial sensível.

Esta loção facial Eucerin é formulada para ser usada sozinha ou sob maquiagem para lhe proporcionar conforto e nutrição duradouros. Esta loção SPF 30 pode ser usada com segurança para qualquer ocasião ou evento, pois é absolutamente livre de fragrância, não irritante e não-comedogênico

Protetor solar fluido indicado para todos os tipos de pele. O Day Screen High Protection Spf 40 garante proteção tripla para seu rosto: filtros minerais protegem contra a radiação solar; um complexo antipoluição patenteado forma uma barreira contra os danos causados pelo clima; um poderoso complexo oxidante atua contra os radicais-livres causadores de danos ao DNA das células. Não deixa a pele pegajosa e pode ser utilizado sobre qualquer hidratante. Ação

  1. Extrato de Melão Cantaloupe: contém uma concentração excepcional de uma enzima antioxidante, que neutraliza os efeitos nocivos dos radicais livres.
  2. Filtros UVA/UVB 100% minerais: garantem alta proteção sem causar danos à pele.
  3. Polímeros de plantas: criam um “véu” invisível sobre a pele sem deixar traços brancos.

Possui fórmula inspirada em skincare contém água mineral de Kirishima, no Japão. Protege a pele de fatores prejudiciais, como raios ultra-violetas, secura, oxidantes e poluição. Cobertura completa, acabamento natural, textura creme gel para uma aparência fresca e saudável.

O Synchro Skin Tinted Gel Cream FPS30 conecta-se com a sua pele dessa maneira. Assim como ela, sua fórmula é composta por água em sua maior parte. A fórmula inspirada pelo skincare de Shiseido, com água mineral de Kirishima, no Japão, é leve, clareia a pele.

Possui proteção solar, ação antipoluição, além de oferecer uma hidratação instantânea que dura quatro horas. Sua cor é translúcida, como um reflexo na superfície da água e apresenta durabilidade de 8 horas – para remover a cor, basta lavar a pele, apenas com água se assim preferir.

Se suas cicatrizes forem verdadeiras, lamento dizer que elas nunca desaparecem por conta própria e geralmente não podem ser removidas completamente. Mas a boa notícia é que, se você está lidando com marcas ou cicatrizes, há muitas coisas que você pode fazer para melhorar sua pele depois de sofrer de acne.

Cremes e géis eficazes para cicatrizes e marcas na pele do rosto

Como qualquer dermatologista lhe dirá, cremes vendidos sem receita, vendidos como tratamentos para cicatrizes, geralmente não são útil. Isso ocorre principalmente porque a maioria dos cremes para cicatrizes não são apoiados por pesquisas significativas. Além disso, as cicatrizes de acne tendem a ser recuadas – um tipo de cicatriz que pode ser difícil de tratar.

O que funciona melhor, de acordo com décadas de estudo científico: um creme ou gel retinoide (derivado da vitamina A), que alivia gradualmente as cicatrizes ao escurecer o tom da pele, melhorando a renovação das células da pele e criando novo colágeno e elastina (eles podem ajudar prevenir e tratar pequenas manchas também).

Procure por adapaleno (vendido como gel Differin vendido sem receita) ou tretinoína ou tazorac (que um médico poderia prescrever). Esses medicamentos podem causar ressecamento, descamação e irritação, motivo pelo qual apenas uma camada fina é recomendada na hora de dormir, geralmente com um hidratante simples na parte superior para acalmar a pele.

A combinação de peróxido de benzoíla (um antibiótico tópico) com adapaleno (um retinóide leve) pode reduzir significativamente cicatrizes e manchas, de acordo com um estudo recente de 67 pacientes seguidos por 6 meses, publicado no American Journal of Clinical Dermatology .

Esta combinação de medicamentos está disponível na forma de géis prescritos, chamados Epiduo ou Epiduo Forte. Uma versão mais suave pode ser criada em casa usando o adapaleno OTC (Differin gel) aplicado com um creme de peróxido de benzoílo OTC. Os dermatologistas recomendam que esses produtos sejam aplicados com moderação à noite e tomando cuidado com o peróxido de benzoíla, pois branqueia o tecido e pode causar irritação.

Procedimentos para cicatrizes geralmente não necessárias para marcas

Como existem vários procedimentos que podem ajudar a minimizar as cicatrizes da acne, faz sentido procurar o atendimento de um dermatologista para orientá-lo nas opções. Uma série de tratamentos é quase sempre necessária e esteja avisada – é improvável que o seu seguro os cubra.

Lasers. Dependendo do tipo de pele e da aparência de cicatrizes, o dermatologista pode sugerir terapia com laser para reduzir a vermelhidão, ressurgir a pele ou promover nova produção de colágeno e elastina. As opções incluem laser pulsado de corante, laser de picos segundo, lasers fracionados ou o laser de dióxido de carbono agressivo, mas altamente eficaz.

Injeções

Pequenas injeções de medicamentos esteróides podem diluir e achatar cicatrizes espessas, com coceira ou prurido. Os géis chamados de preenchimento podem ser injetados diretamente nas cicatrizes recortadas para preenchê-las temporariamente, deixando a superfície da pele mais escura.

Seu dermatologista pode sugerir polimetilmetacrilato (Bellafill) ou preenchimento com ácido hialurônico (como Juvederm ou Restylane, embora estes não sejam aprovados pela FDA para essa finalidade).

Métodos Cirúrgicos

Os médicos podem realizar biópsias por punção (remoção cirúrgica de certas cicatrizes usando uma pequena ferramenta), dermoabrasão (remoção cuidadosa da camada superior da pele usando uma ferramenta rotativa e mecânica) ou subcisão (quando uma agulha ou objeto pontiagudo é direcionado dentro da pele para romper cicatrizes fibróticas).

Microagulhamento

Ao criar pequenas feridas de picada de alfinete para promover a cicatrização na pele do rosto, a microagulhamento pode diminuir gradualmente as cicatrizes de acne durante uma série de tratamentos. (Observação: é uma boa ideia realizar esse procedimento no consultório médico, pois são possíveis infecções e outros eventos adversos.).

Os tratamentos leves de microagulhamento e dermaroller feitos em casa podem esfoliar a pele e deixá-la agradável, mas é improvável ( e não deve) penetrar fundo o suficiente para melhorar as cicatrizes.

E, esteja você lidando com marcas ou cicatrizes, a prevenção é importante, porque pode ser difícil perceber melhorias se novas manchas continuarem se formando. Um dermatologista pode ajudar a projetar um regime de tratamento se as terapias de venda livre não forem suficientes. E quando a acne aparecer, evite pegar ou estourar espinhas, pois manipular a pele pode aumentar o risco de cicatrizes.

Redação adaptada da texto original escrito pela dermatologista LAUREL NAVERSEN GERAGHTY

Deixe um comentário