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Dieta paleolítica: A dieta mais antiga do mundo • Melhor Hoje

Dieta paleolítica: A dieta mais antiga do mundo

O que dieta paleolítica e funciona?

A Dieta paleolítica também conhecida como dieta da Idade da Pedra, dieta dos Homem das Cavernas ou” Dieta paleo” – é uma maneira moderna de projetar a alimentação dos humanos da era paleolítica (a milhares de anos atrás). Esses antigos caçadores e coletores viveram antes do advento da agricultura e sobreviveram com uma dieta saudável e equilibrada.

Embora seja complexo saber exatamente o que os ancestrais humanos comeram em diferentes partes do mundo, os pesquisadores acreditam que suas dietas consistiam em alimentos integrais.

A dieta paleolítica normalmente inclui carnes magras, peixes, frutas, vegetais, nozes e sementes – alimentos que no passado podiam ser obtidos caçando e coletando. A dieta paleo limita os alimentos que se tornaram comuns quando a agricultura surgiu. Esses alimentos incluem produtos lácteos, legumes e grãos.

A dieta paleolítica por ser a mais antiga do mundo é conhecida por outros nomes como dieta paleo, dieta da Idade da Pedra, dieta de caçadores e coletores e dieta dos Homem das Cavernas e dieta Antiga.

De fato, vários estudos sugerem que essa dieta paleolítica pode contribui significativamente para a perda de peso (sem contagem de calorias) além de grandes melhorias na saúde.

Por que fazer a dieta paleolítica ?

O objetivo de uma dieta paleo é retornar a uma maneira de comer que é mais parecida com o que os humanos cedo comiam. O raciocínio da dieta é que o corpo humano é geneticamente incompatível com a dieta moderna que surgiu com as práticas agrícolas – uma ideia conhecida como hipótese da discordância.

A agricultura mudou o que as pessoas comiam e estabeleceu laticínios, grãos e legumes como alimentos básicos na dieta humana. Essa mudança relativamente tardia e rápida na dieta, de acordo com a hipótese, superou a capacidade de adaptação do corpo. Acredita-se que essa incompatibilidade seja um fator que contribui para a prevalência de obesidade, diabetes e doenças cardíacas atualmente.

Quais alimentos evitar na dieta paleolítica

Evite estes alimentos e ingredientes:

  • Açúcar e xarope de milho com alto teor de frutose: refrigerantes, sucos de frutas, açúcar de mesa, balas, doces, sorvetes e muitos outros.
  • Grãos: Inclui pães e massas, trigo, espelta, centeio, cevada, etc.
  • Leguminosas: Feijão, lentilha e muito mais.
  • Laticínios: Evite a maioria dos laticínios, especialmente com baixo teor de gordura (algumas versões do paleo incluem laticínios integrais, como manteiga e queijo).
  • Alguns óleos vegetais: óleo de soja, óleo de girassol, óleo de semente de algodão, óleo de milho, óleo de semente de uva, óleo de cártamo e outros.
  • Gorduras trans: encontradas em margarinas e vários alimentos processados. Geralmente referidos como óleos ‘hidrogenados’ ou ‘parcialmente hidrogenados’.
  • Adoçantes artificiais: aspartame, sucralose, ciclamatos, sacarina, acessulfame de potássio. Use adoçantes naturais.
  • Alimentos altamente processados: Tudo rotulado como ‘dieta’ ou ‘baixo teor de gordura’ ou com muitos aditivos. Inclui substitutos artificiais de refeições.

Uma diretriz simples: se parece que foi fabricado em uma fábrica, não o coma.

Se você deseja evitar esses ingredientes, deve ler as listas de ingredientes, mesmo em alimentos rotulados como ‘alimentos saudáveis’.

Quais alimentos comer durante a dieta Paleo

Baseie sua dieta em alimentos paleo inteiros e não processados:

  • Carne: Carne bovina, cordeiro, frango, peru, porco e outros.
  • Peixes e frutos do mar: salmão, truta, arinca, camarão, marisco, etc. Escolha se for pescado.
  • Ovos: Escolha ovos ao ar livre, pastados ou enriquecidos com ômega-3.
  • Legumes: brócolis, couve, pimentão, cebola, cenoura, tomate, etc.
  • Frutas: Maçãs, bananas, laranjas, peras, abacates, morangos, mirtilos e muito mais.
  • Tubérculos: batatas, batatas doces, inhame, nabos, etc.
  • Nozes e sementes: amêndoas, nozes de macadâmia, nozes, avelãs, sementes de girassol, sementes de abóbora e muito mais.
  • Óleos e gorduras saudáveis: Azeite virgem extra, óleo de coco, óleo de abacate e outros.
  • Sal e especiarias: sal marinho, alho, açafrão, alecrim, etc.

Tente escolher alimentos alimentados com capim, criados a pasto e orgânicos, se você puder pagar. Caso contrário, certifique-se de sempre optar pela opção menos processada.

O que beber durante a dieta

  • Água: Quando se trata de hidratação, a água deve ser sua bebida preferida.

As seguintes bebidas não são exatamente parte da dieta paleolítica, mas a maioria das pessoas as bebe de qualquer maneira:

  • Chá: O chá é muito saudável e carregado com antioxidantes e vários compostos benéficos. Chá verde é o melhor.
  • Café: O café também é rico em antioxidantes. Estudos mostram que ele tem muitos benefícios para a saúde.

Resultados dieta paleolítica ajuda a perder peso

Vários ensaios clínicos randomizados compararam a dieta paleolítica a outros planos alimentares, como a Dieta Mediterrânea ou a Dieta Detox. No geral, esses estudos sugerem que uma dieta paleo pode fornecer alguns benefícios quando comparada com dietas de frutas, vegetais, carnes magras, grãos integrais, legumes e laticínios com pouca gordura. Esses benefícios podem incluir:

  • Mais perda de peso
  • Melhor tolerância à glicose
  • Melhor controle da pressão arterial
  • Triglicerídeos mais baixos
  • Melhor gerenciamento do apetite

No entanto, ensaios mais longos com grandes grupos de pessoas aleatoriamente designados para diferentes dietas são necessários para entender os benefícios gerais de saúde a longo prazo e os possíveis riscos de uma dieta paleo.

Como iniciar a dieta paleolítica por 1 semana

Este menu de amostra contém uma quantidade equilibrada de alimentos amigáveis ​​para começar a primeira semana da dieta paleo por uma semana.Por todos os meios, ajuste este menu com base em suas próprias preferências.

Segunda-feira

  • Café da manhã: Ovos e legumes fritos em óleo de coco. Um pedaço de fruta.
  • Almoço: Salada de frango com azeite de oliva. Punhado de nozes.
  • Jantar: Hambúrgueres (sem pão) fritos na manteiga, com legumes e um pouco de salsa.

Terça

  • Café da manhã: bacon e ovos, com um pedaço de fruta.
  • Almoço: restos de hambúrgueres da noite anterior.
  • Jantar: Salmão frito na manteiga, com legumes.

Quarta-feira

  • Café da manhã: Carne com legumes (sobras da noite anterior).
  • Almoço: Sanduíche em uma folha de alface, com carne e legumes frescos.
  • Jantar: Carne moída frite com legumes. acrescente algumas bagas na sua dieta paleolítica.

Quinta-feira

  • Café da manhã: Ovos e um pedaço de fruta.
  • Almoço: sobra refogado da noite anterior. Um punhado de nozes.
  • Jantar: Carne de porco frita com legumes.

Sexta-feira

  • Café da manhã: Ovos e legumes fritos em óleo de coco.
  • Almoço: Salada de frango com azeite de oliva. Punhado de nozes.
  • Jantar: Bife com legumes e batata doce.

Sábado

  • Café da manhã: bacon e ovos com um pedaço de fruta.
  • Almoço: restos de bife e legumes da noite anterior.
  • Jantar: Salmão assado com legumes e abacate.

Domingo

  • Café da manhã: Carne com legumes (sobras da noite anterior).
  • Almoço: Sanduíche em uma folha de alface, com carne e legumes frescos.
  • Jantar: Asas de frango grelhadas com legumes e salsa.

Geralmente, não há necessidade de rastrear calorias ou macronutrientes (proteínas, carboidratos ou gordura) na dieta paleolítica, pelo menos não no início.

No entanto, se você precisar perder muito peso, é uma boa idéia cortar um pouco os carboidratos e limitar sua ingestão de alimentos ricos em gordura, como nozes.

Se você quiser mais exemplos de refeições e receitas da Dieta fáceis, leia este artigo: 100 Receitas de fáceis de usar da Dieta Paleolítica.

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