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Dieta Dukan: funciona para perda de peso? • Melhor Hoje

Dieta Dukan: funciona para perda de peso?

A dieta Dukan demonstra produzir uma rápida e permanente perda de peso sem sofrimento. Mas você pode se perguntar se essa dieta funcionaria para você.

A maioria das pessoas que seguem dietas buscam perder peso rapidamente. Entretanto a rápida perda de peso pode ser difícil de alcançar e ainda mais difícil de manter.

Esta é uma revisão detalhada da dieta Dukan, explicando tudo o que você precisa saber sobre a dieta.

O que é a Dieta Dukan?

A dieta Dukan é uma dieta rica em proteínas e com baixo teor de carboidratos, dividida em quatro fases.

Foi criado pelo Dr. Pierre Dukan, clínico geral francês especializado em controle de peso.Dukan criou a dieta na década de 1970, inspirada por um paciente obeso que disse que poderia deixar de comer qualquer alimento para perder peso, com exceção da carne.

Depois de ver muitos de seus pacientes experimentando resultados impressionantes de perda de peso em sua dieta, o Dr. Dukan publicou um livro sobre a dieta que foi finalmente lançado em 32 países e se tornou o melhor em vendas. Segundo informações, ajudou as pessoas a obterem uma perda de peso rápida e fácil sem fome.

A Dieta Dukan compartilha semelhantes características da Dieta da proteína, onde acontece um grande consumo de alimentos ricos em proteínas e com baixo carboidratos, juntamente com a Dieta Atkins.

A Dieta Dukan é uma dieta rica em proteínas e com baixo teor de carboidratos, que alega produzir rápida perda de peso sem fome.

Como fazer a Dieta?

A dieta Dukan começa calculando o peso da sua meta – chamado de “peso verdadeiro” – com base na sua idade, histórico de perda de peso e outros fatores.

Quanto tempo você fica em cada fase depende de quanto peso você precisa perder para atingir o seu peso “verdadeiro”.

Estas são as quatro fases da dieta Dukan:

  1. Fase de ataque (1 a 7 dias): você inicia a dieta ingerindo proteína magra ilimitada mais 1,5 colheres de sopa de farelo de aveia por dia.
  2. Fase de cruzeiro (1 a 12 meses): alterne proteína magra um dia com proteína magra e vegetais sem amido no dia seguinte, além de 2 colheres de sopa de farelo de aveia todos os dias.
  3. Fase de consolidação (5 dias para cada quilo perdido nas fases 1 e 2): Proteína e vegetais magros ilimitados, alguns carboidratos e gorduras, um dia de proteína magra semanalmente, 2,5 colheres de sopa de farelo de aveia diariamente.
  4. Fase de estabilização (indefinida): Siga as diretrizes da fase de consolidação, mas afrouxe as regras enquanto seu peso permanecer estável. O farelo de aveia é aumentado para 3 colheres de sopa por dia.

Como mostrado acima, a dieta é dividida em duas fases de perda de peso e duas fases de manutenção.

Onde comprar a Dieta Dukan?

Abaixo recomendamos para você aonde comprar a dieta, com guia para iniciantes e varias receitas originais do Dr Dukan pensamos na qualidade de vida das pessoas por isso que o nome de nosso site é “Melhor Hoje“:

O método Dukan ilustrado: Eu não consigo emagrecer

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Os 100 alimentos permitidos

A escada nutricional: Uma alternativa

Dieta Dukan Fase de ataque

A fase de ataque baseia-se principalmente em alimentos ricos em proteínas , além de alguns extras que fornecem calorias mínimas:

  • Carne magra, vitela, carne de veado, bisonte e outro jogo
  • Carne de porco magra
  • Aves sem pele
  • Fígado, rim e língua
  • Peixe e marisco (todos os tipos)
  • Ovos
  • Produtos lácteos sem gordura (restritos a 32 onças ou 1 kg por dia), como leite, iogurte, queijo cottage e ricota
  • Tofu e tempeh
  • Seitan , um substituto de carne feito com glúten de trigo
  • Pelo menos 6,3 xícaras (1,5 litros) de água por dia (obrigatório)
  • 1,5 colher de sopa (9 gramas) de farelo de aveia diariamente (obrigatório)
  • Adoçantes artificiais ilimitados , macarrão shirataki e gelatina diet
  • Pequenas quantidades de suco de limão e picles
  • 1 colher de chá (5 ml) de óleo por dia para untar panelas

Dieta Dukan Fase de cruzeiro

Essa fase alterna entre dois dias. Primeiro dia, os participantes estão restritos aos alimentos da fase de ataque. No segundo dia, são permitidos alimentos na fase de ataque e os seguintes vegetais:

  • Espinafre, couve, alface e outros vegetais folhosos
  • Brócolis, couve-flor, couve e couve de Bruxelas
  • pimentões
  • Espargos
  • Alcachofras
  • Berinjela
  • Pepinos
  • Salsão
  • Tomates
  • Cogumelos
  • Vagem
  • Cebolas, alho-poró e chalotas
  • Espaguete de abóbora
  • Abóbora
  • Nabos
  • 1 porção de cenoura ou beterraba diariamente
  • 2 colheres de sopa (12 gramas) de farelo de aveia diariamente (obrigatório)

Não são permitidos outros vegetais ou frutas. Além de 1 colher de chá (5 ml) de óleo em molhos para salada ou para untar panelas, nenhuma gordura deve ser adicionada.

Dieta Dukan Fase de consolidação

Durante esta fase da dieta Dukan, os participantes são incentivados a misturar e combinar qualquer um dos alimentos das fases de ataque e cruzeiro, juntamente com o seguinte:

  • Frutas: Uma porção de frutas por dia, como 1 xícara (100 gramas) de frutas ou melão picado; uma maçã média, laranja, pera, pêssego ou nectarina; ou dois kiwis, ameixas ou damascos.
  • Pão: Duas fatias de grãos inteiros de pão por dia, com uma pequena quantidade de reduzido teor de gordura de manteiga ou propagação.
  • Queijo: Uma porção de queijo (1,5 onça ou 40 gramas) por dia.
  • Amidos: 1–2 porções de amido por semana, como 225 gramas de macarrão e outros grãos, milho, feijão, legumes, arroz ou batata.
  • Carne: cordeiro assado, porco ou presunto 1-2 vezes por semana.
  • Refeições de comemoração: duas “refeições de comemoração” por semana, incluindo um aperitivo, um prato principal, uma sobremesa e um copo de vinho .
  • Refeição proteica: um dia de “proteínas puras” por semana, onde somente alimentos da fase de ataque são permitidos.
  • Farelo de aveia: 2,5 colheres de sopa (15 gramas) de farelo de aveia diariamente (obrigatório).

Dieta Dukan Fase de estabilização

A fase de estabilização é a fase final da dieta Dukan. Trata-se de manter as melhorias alcançadas nas fases anteriores.

Nenhum alimento é estritamente proibido, mas existem alguns princípios a seguir:

  • Use a fase de consolidação como uma estrutura básica para o planejamento de refeições.
  • Continue tendo uma refeição de ” proteínas puras ” todos os dias.
  • Nunca pegue o elevador ou a escada rolante quando puder subir as escadas.
  • Farelo de aveia é seu amigo. Tome 3 colheres de sopa (17,5 gramas) todos os dias.

Evidências sobre esta dieta?

Não há muita pesquisa de qualidade disponível sobre a dieta Dukan.

No entanto, um estudo realizado com mulheres polonesas que seguiram a dieta Dukan revelou que ingeriam cerca de 1.000 calorias e 100 gramas de proteína por dia, enquanto perdiam 15 kg em 8 a 10 semanas.

Existem vários fatores que contribuem para os efeitos benéficos da proteína no peso.

Uma é o aumento de calorias queimadas durante a gliconeogênese, um processo no qual proteínas e gorduras são convertidas em glicose quando os carboidratos são restritos e a ingestão de proteínas é alta.

A taxa metabólica do seu corpo também aumenta significativamente mais depois de você comer proteínas do que depois de comer carboidratos ou gordura, fazendo com que você se sinta completo e satisfeito.

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