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Quando dormimos: que acontece durante o sono

Publicado por Alpha em

Quando dormimos bem o que acontece durante o sono; acordamos nos sentindo revigorados e alertas para nossas atividades diárias. O sono afeta a forma como olhamos, sentimos e realizamos diariamente, e podemos ter um grande impacto em nossa qualidade de vida geral.

Passamos cerca de um terço das nossas vidas (cerca de 25 anos) a dormir; é vital para a nossa sobrevivência, mas, apesar de anos de pesquisa, os cientistas ainda não sabem ao certo por que fazemos isso. O desejo de dormir é um processo que tudo consome, e se formos privados disso, acabaremos caindo no sono mesmo que a situação represente uma ameaça à vida.

Para tirar o máximo proveito do nosso sono, tanto a quantidade como a qualidade são importantes. Os adolescentes precisam de pelo menos 8 horas – e em média 9 horas – uma noite de sono ininterrupto para deixar seus corpos e mentes rejuvenescidos para o dia seguinte. Se o sono é interrompido, o corpo não tem tempo para completar todas as fases necessárias para a reparação muscular, consolidação da memória e liberação de hormônios que regulam o crescimento e o apetite. Então, nós acordamos menos preparados para nos concentrar, tomar decisões ou nos envolver completamente em atividades escolares e sociais.

Arquitetura do Sono como se divide:

A arquitetura do sono segue um padrão alternado de REM (movimento ocular rápido) e NREM (movimento ocular não rápido) durante uma noite típica em um ciclo que se repete a cada 90 minutos.Cerca de 80 % do sono é NREM, caracterizada por padrões elétricos no cérebro conhecidos como “fusos do sono” e ondas delta altas e lentas, quando dormimos mais profundamente.

Sem o sono NREM, nossa capacidade de formar memórias declarativas, como aprender a associar pares de palavras, fica seriamente prejudicada; o sono profundo é importante para transferir memórias de curto prazo para armazenamento a longo prazo. O sono profundo é também o momento de liberação máxima do hormônio de crescimento no corpo, o que é importante para a reprodução e o reparo das células.

O objetivo do sono REM não é claro; os efeitos da privação do sono REM são menos graves do que a privação de NREM e, nas duas primeiras semanas, os seres humanos relatam pouco sobre efeitos nocivos.

O sono REM é o período durante a noite em que temos nossos sonhos mais vívidos, mas as pessoas sonham durante o sono NREM e REM. Durante o sono NREM, os sonhos tendem a ser mais baseados em conceitos, enquanto que durante o sono REM os sonhos são mais vívidos e emocionais.

Alguns cientistas argumentam que o sono REM permite que nosso cérebro seja um lugar seguro para praticar o lidar com situações ou emoções que talvez não encontremos durante nossas vidas diárias; durante o sono REM, nossos músculos ficam temporariamente paralisados, impedindo-nos de agir com essas emoções. Outros acham que pode ser uma maneira de desaprender memórias ou processar sentimentos ou emoções indesejados. Cada uma dessas idéias tem suas falhas e ninguém sabe a resposta real.

Durante a noite, você percorre cinco estágios separados de sono a cada 90 a 110 minutos, experimentando entre três e cinco períodos de sonho a cada noite.

Os cinco estágios do sono podem ser distinguidos por mudanças na atividade elétrica no cérebro, medida pelo eletroencefalograma (EEG). O primeiro estágio começa com a sonolência à medida que você entra e sai da consciência e é seguido por um sono leve e depois por dois estágios de sono profundo. Sua atividade cerebral começa a desacelerar, sua respiração, frequência cardíaca e queda de temperatura, e você se torna progressivamente mais difícil de acordar. Finalmente, seu cérebro recupera-se novamente, retomando a atividade que se parece muito mais com a vigília, e você entra no sono de movimento rápido dos olhos (REM); o tempo que seus sonhos mais vívidos ocorrem. Esse ciclo acontece várias vezes durante a noite e, a cada vez, o período de sono REM cresce mais.

O que acontece durante o sono – Estágio 1 (1-10 minutos)

Durante a primeira fase do sono, você está apenas saindo; Suas pálpebras estão pesadas e sua cabeça começa a cair. Durante esse período sonolento, você acorda com facilidade e seu cérebro ainda está ativo. A atividade elétrica em um monitor de eletroencefalograma (EEG) começa a desacelerar, e as ondas corticais se tornam mais altas e mais pontiagudas. À medida que o ciclo do sono se repete durante a noite, você entra novamente nesse estágio sonolento, meio acordado e meio adormecido.

Estágio 2 (10 a 25 minutos)

Depois de alguns minutos, sua atividade cerebral diminui ainda mais e você desce ao sono leve. No monitor de EEG, esse estágio é caracterizado por desacelerar ainda mais as ondas com um aumento em seu tamanho e por curtos períodos de atividade de um ou dois segundos, conhecidos como “fusos do sono”. Quando você está na segunda fase do sono, seus olhos param de se mover, mas você ainda está acordado facilmente.

Estágio 3 (25 a 45 minutos)

Quando você começa a entrar nesse estágio, seus fusos do sono param, mostrando que seu cérebro entrou em sono moderado. Isso é seguido por um sono profundo. O traço no EEG diminui ainda mais quando o cérebro produz ondas delta com picos ocasionais de ondas menores e mais rápidas no meio. À medida que você progride no estágio três, fica muito mais difícil acordar.

Estágio 4 (25-45 minutos)

Há algum debate sobre se os estágios três e quatro do sono são realmente separados, ou se eles são parte da mesma fase do sono. O estágio quatro é o estágio mais profundo e, durante esse tempo, você é extremamente difícil de acordar. O EEG mostra ondas altas e lentas conhecidas como ondas delta, seus músculos relaxam e sua respiração fica lenta e rítmica, o que pode levar ao ronco.

O que acontece durante o sono – Estágio 5 (10 a 60 minutos)

Depois do sono profundo, seu cérebro começa a se animar e sua atividade elétrica começa a se assemelhar ao cérebro quando ele está acordado. Este é o período da noite em que a maioria dos sonhos acontece. Seus músculos estão temporariamente paralisados, e seus olhos se movem para frente e para trás, dando a esse estágio seu nome, o movimento rápido dos olhos (REM).

Categorias: Bem-estar

Alpha

Redação escrita pela equipe " Melhorhoje.com.br". Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.

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