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Benéficos da saúde e bem-estar: no ambiente de trabalho

Publicado por Alpha em

O que é bem-estar no ambiente de trabalho? Bem-estar no local de trabalho é um termo amplo para programas e iniciativas no local de trabalho que apoiam a saúde, a segurança e o bem-estar de seus funcionários e, frequentemente a qualidade de vida de suas famílias. O bem-estar organizacional é uma estratégia de negócios e pode ser extremamente benéfico para as empresas e para os funcionários, oferecendo retorno de curto e longo prazo dos investimentos.

As empresas que implementam programas de bem-estar no local de trabalho vêem benefícios significativos para sua empresa, incluindo:

• melhor saúde dos funcionários
• redução do estresse e distúrbios relacionados ao estresse
• melhor moral dos funcionários
• maior produtividade da força de trabalho
• menor absenteísmo e menos dias de doença
• menores custos de benefícios de saúde
• menos reclamações por incapacidade de curto e longo prazo

Faz sentido para os negócios promover a saúde e o bem-estar no ambiente de trabalho … e os programas de bem-estar não precisam quebrar o banco para serem eficazes. Um dos primeiros passos para desenvolver uma estratégia eficaz de bem-estar para a sua organização é implementar uma avaliação completa do bem-estar no ambiente de trabalho.

A realização de uma avaliação eficaz de riscos à saúde e uma varredura ambiental ajudarão sua organização a definir metas realistas e específicas para melhorar a saúde e o bem-estar de seu local de trabalho e, em última análise, reduzir custos e melhorar a produtividade.

Promover  bem-estar no ambiente de trabalho

As organizações podem oferecer uma variedade de iniciativas de saúde e bem-estar para ajustar seu orçamento e ajudar os funcionários a aprender e desenvolver comportamentos saudáveis ​​no estilo de vida. O texto a seguir oferece algumas sugestões para os desafios mais comuns de saúde e bem-estar que as organizações enfrentam hoje.

Promover formas de reduzir o estresse

O local de trabalho pode ser estressante, especialmente com as demissões iminentes de hoje, cortes no orçamento e aumento da demanda por horas extras devido a cortes de pessoal.

Se não for tratado, o estresse pode levar à depressão, ansiedade, fadiga, problemas de concentração todos prejudiciais ao desempenho dos funcionários. Para compensar essas tensões, ofereça estratégias ou ferramentas para relaxar. Convide um especialista em yoga para fazer um exercício de 15 minutos de meditação e relaxamento durante o dia, ou traga uma massagista para fazer massagens de pescoço e ombro de 15 minutos.

A gerência também deve comunicar o melhor que puder para reduzir as incertezas sobre os empregos e os futuros dos funcionários. Além disso, evite prazos irrealistas e garanta que a carga de trabalho seja adequada às habilidades dos funcionários. Mais importante ainda, mostre aos seus funcionários que eles são membros valiosos da equipe.

O estresse é um dos problemas mais comuns enfrentados pelos trabalhadores de hoje, e seu impacto na saúde e produtividade pode ser devastador.

Para reduzir o estresse e melhorar a saúde mental e a resiliência, pense em oferecer oficinas de gerenciamento do estresse e almoçar e aprenda a educar o pessoal sobre o estresse e a ensinar maneiras de reduzir e lidar efetivamente com o estresse.

Se o orçamento permitir, oferecer um programa de assistência aos funcionários e à família é uma excelente maneira de apoiar os problemas de estresse dos funcionários, tanto no trabalho quanto em casa.

Incentivar praticas de atividades físicas

A adequação dos funcionários tem um impacto direto no resultado final de uma empresa. Os riscos de inatividade para a saúde incluem morte prematura, doenças cardíacas, obesidade, pressão alta, diabetes , osteoporose, acidente vascular cerebral, depressão, câncer de cólon.

Para apoiar a aptidão no trabalho, algumas organizações oferecem instalações de bem-estar no ambiente de trabalho. Se a sua empresa não possui uma academia no local, você ainda pode oferecer programas de caminhada em grupo, aulas de yoga em uma sala de reunião,ou CrossFit, intervalos para alongamentos e incentivar seus funcionários a serem participantes durante todo o dia.

Incentive a alimentação saudável

Mesmo pequenas alterações podem ser adicionadas para bem-estar no ambiente de trabalho. Uma manhã por semana, forneça aos funcionários frutas frescas e gratuitas para um café da manhã rápido e saudável.

Certifique-se de que o refeitório da empresa também ofereça muitos alimentos saudáveis, como saladas, frutas, frango assado ou peixe, pães integrais, refeições vegetarianas e bebidas sem açúcar e descafeinadas. Nas máquinas de venda automática, substitua os doces e os chips por frutas secas, nozes e barras de granola.

Nas reuniões de funcionários, forneça iogurte e frutas frescas, em vez da tarifa padrão de biscoitos e refrigerantes.

Nós somos o que comemos , e os funcionários que comem alimentos gordurosos, açucarados e com baixo teor de nutrientes não terão energia e resistência para serem produtivos durante todo o dia. A má alimentação também contribui para uma série de doenças e enfermidades.

Como empregador, você pode incentivar uma alimentação saudável oferecendo e promovendo opções nutritivas de alimentos em sua lanchonete e em máquinas de venda automática.

Você oferece lanches nas reuniões? Evite os lanches e guloseimas não saudáveis ​​padrão e ofereça opções mais saudáveis.

Promover serviços de triagem de saúde:

Organize uma feira de saúde no local, trazendo representantes de academias e lojas de produtos naturais para conversar com os funcionários sobre questões relacionadas à saúde. Alguns centros CrossFit podem até oferecer descontos quando vários funcionários se juntam ao mesmo tempo. Na feira de saúde, faça um sorteio, com o vencedor recebendo uma bicicleta ou academia.

Convide uma empresa que oferece exames de saúde em dispositivos móveis para passar o dia em seu ambiente de trabalho.

Conforme a programação permite, os funcionários podem descobrir se estão em risco de doença cardíaca ou acidente vascular cerebral e receber informações valiosas que podem fornecer ao médico se houver algum problema.

Administrados por profissionais treinados, os testes que essas empresas oferecem são rápidos, não invasivos e indolores, e podem salvar vidas, já que muitos dos sintomas de doenças cardíacas podem passar despercebidos.

O bem-estar no ambiente de trabalho melhora a saúde dos funcionários

O levam ao aumento da produtividade e do moral no local de trabalho. Para obter mais informações sobre maneiras de manter seus funcionários no auge do desempenho.

Uma maneira infalível de reduzir os custos de benefícios da sua empresa é promover a prevenção de doenças.

Se a sua avaliação de risco de saúde corporativa mostrar um alto número de funcionários que fumam, são diabéticos ou tomam medicamentos para o coração, resolva esses problemas por meio de sua programação de bem-estar.

Oferecer recursos de saúde  e bem-estar no ambiente de trabalho como materiais educacionais aos funcionários, programas de cessação do tabagismo e serviços de triagem de saúde.

Estas são apenas algumas ideias de como sua organização pode integrar iniciativas de bem-estar corporativo em sua empresa e ajudá-lo a obter um retorno sobre seu investimento.

Categorias: Bem-estar

Alpha

Redação escrita pela equipe " Melhorhoje.com.br". Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.

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