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Desejos de comida: como combater o desejo

Os desejos de comida geralmente são a maneira do nosso corpo nos dizer que estamos com fome e é hora de comer. Mas enquanto o conceito de alimentação intuitiva parece ótimo, o que acontece se tudo o que você deseja é açúcar , açúcar e mais açúcar e você não bate cinco vezes por dia há semanas?

Como combater o desejo de comidas ricas em calorias

Há uma razão pela qual sua barriga continua dizendo que quer açúcar, explica a nutricionista.

A nutricionista Juliette Kellow explica por que desejamos certos alimentos em momentos diferentes e como combater o desejo de consumir alimentos:

Por que temos desejos de comida?

Existem vários fatores que fazem com que certos alimentos sejam atraentes em momentos diferentes, mas os três principais motivos pelos quais temos desejos de comida incluem o seguinte:

Fome

Um dos principais é simplesmente porque estamos com fome. Ter um estômago roncar e sentir dores de fome é a maneira do corpo nos dizer que precisamos comer algo para reabastecer os níveis de energia que estão diminuindo. Privar-nos de comidas favoritas ou fazer dieta extrema também pode criar desejos.

Hábito

Outro gatilho pode ser devido aos hábitos que você desenvolveu que vinculam os alimentos a determinadas ocasiões, como lanches à noite quando assiste TV, sempre com um biscoito com uma bebida quente ou mastigando pipoca toda vez que você vai ao cinema. Também é normal desejar certos alimentos depois de vê-los ou cheirá-los, como querer comer bolo depois de passar pela janela de uma pastelaria ou um rolo de salsicha depois de entrar em uma padaria.

Feito para você:

Hormônios

Os hormônios também parecem afetar o desejo de certos alimentos – algumas mulheres experimentam desejos quando estão grávidas. Depois, há momentos em que queremos comer em resposta às nossas emoções, por exemplo, quando nos sentimos estressados, ansiosos, tristes, cansados, cansados ​​ou entediados.

O que significam desejos de comida?

Há poucas evidências de que os desejos de comida sejam a maneira de nosso corpo nos dizer que nos falta certos nutrientes essenciais. Na realidade, muitos dos alimentos que almejamos são baixos em vitaminas e minerais – pense em chocolate, doces, bolos, doces, tortas, batatas fritas, biscoitos ou torradas com manteiga! Na verdade, esses alimentos tendem a ser ricos em calorias, gorduras, saturados, açúcar e / ou sal – então, em vez de ajudarem nossa saúde, eles podem atrapalhá-lo com o tempo, se comermos muitos deles.

Se você está com desejo de açúcar: baixos níveis de açúcar no sangue

Ignorar refeições ou comer de forma irregular pode significar que acabamos procurando alimentos com alto teor de açúcar para nos dar um rápido impulso de energia. Mas esse efeito geralmente dura pouco e os altos tendem a ser seguidos por uma rápida queda no açúcar no sangue, deixando-nos à procura de mais alimentos açucarados. Comer regularmente e evitar a falta de refeições ajudará a interromper essas oscilações nos níveis de açúcar no sangue que podem fazer com que você deseje algo doce.

Se você deseja sal: com pouco sódio

Enquanto isso, o desejo de alimentos salgados geralmente se reduz à ingestão baixa de sódio devido à transpiração excessiva, por exemplo, em clima quente ou durante o exercício. Na realidade, porém, a maioria das pessoas tem mais sal do que precisa em sua dieta e geralmente precisa de menos, em vez de mais. O que é mais importante é manter-se hidratado.

Os desejos de comida podem se tornar um problema?

Os desejos de comida só se tornam realmente um problema se eles significam que alguém acaba comendo demais os alimentos que são ricos em calorias , além de gordura saturada, açúcar e sal. Se esse tipo de alimento acaba substituindo alimentos mais nutritivos, o resultado pode ser uma ingestão mais pobre de nutrientes essenciais, como fibras, proteínas, vitaminas e minerais.

O desejo por comida só se torna realmente um problema se você acabar comendo demais certos alimentos regularmente.

Além disso, o excesso de calorias pode resultar em ganho de peso indesejado, que pode levar à obesidade. Este é um fator de risco para várias doenças, incluindo doenças cardíacas , diabetes tipo 2 e alguns tipos de câncer. Da mesma forma, a alta ingestão de gordura saturada, açúcar e sal pode aumentar o risco de problemas de saúde, mesmo em pessoas que parecem ter um peso saudável. Por exemplo, a ingestão frequente de açúcar pode danificar os dentes, enquanto a alta ingestão de sal a longo prazo pode aumentar a pressão sanguínea.

Como reduzir o desejo por alimentos

Tente as seguintes dicas:

Comece se perguntando se você está realmente com fome. Se a resposta for sim, faça um lanche saudável, como frutas, bolos de aveia ou um punhado de amêndoas sem sal. Se a resposta for não, pense no que realmente está causando o desejo.

Manter um diário alimentar pode ajudar com isso, se não for imediatamente óbvio. Por uma semana, anote não apenas o que você come, mas também quando você comeu, onde estava, com quem estava e como se sentiu na época. Isso ajudará você a se conscientizar de seus gatilhos para comer – e a conscientização é o primeiro passo para fazer uma mudança.

Anote não apenas o que você come, mas também quando você comeu, onde estava e como se sentiu.

Em seguida, identifique estratégias para ajudá-lo a superar seus desejos. Por exemplo, se você sente desejo por alimentos ou bebidas açucarados, considere substituir o refrigerante habitual por um que contenha adoçantes com pouca ou nenhuma caloria ou substitua o açúcar no chá por um adoçante com pouca ou nenhuma caloria.

Manter alimentos e bebidas que desencadeiam desejos à vista também pode ajudar – muitos estudos mostram que temos mais probabilidade de comer alimentos se pudermos vê-los, portanto, mantenha-os escondidos.

Por fim, vale lembrar que, quando você sente desejo, há uma boa chance de que ele passe rapidamente, por isso não atue imediatamente e se distraia com outra coisa, como telefonar para um amigo, passear ou fazer palavras cruzadas.

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