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Os 10 melhores alimentos ricos em proteínas

Publicado por Alpha em

Alimentos ricos em proteínas têm sido a palavra da moda na indústria da perda de peso há algum tempo. Mas não se iluda pensando que a proteína é uma moda passageira. Na verdade, é um macronutriente essencial, o que significa que seu corpo precisa dele em quantidades razoavelmente grandes para manter a saúde ideal.

Falamos com o nutricionista especialista, sobre por que precisamos de proteínas e os melhores alimentos ricos em proteínas para incluir em sua dieta:

Por que precisamos de alimentos ricos em proteína?

Um componente vital de todas as células do corpo, a proteína é usada para ajudar a construir e reparar tecidos, como músculos, cartilagens e pele. Também é usado na produção de hormônios, enzimas e outros produtos químicos corporais.

“Durante anos, observamos empresas capitalizando sobre a importância da dieta de proteína, desde a introdução de modelos populares de dieta, até o crescimento constante da indústria de suplementos”, diz nutricionista.

“Com uma quantidade tão vasta de opiniões e informações conflitantes disponíveis on-line e tantos produtos em oferta, pode ser difícil saber como distinguir entre o que é saudável e o que é apenas uma tendência”.

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Quanta proteína precisamos?

‘A dose diária recomendada (DDR) é de 0,8 g de proteína por kg de peso corporal’, revela nutricionista. Para uma pessoa com 65 kg de peso, por exemplo, isso equivale a 52 g de proteína por dia – o equivalente a aproximadamente duas porções de carne, peixe, tofu, feijão ou leguminosas do tamanho da palma da mão.

“Mas essa é uma diretriz para populações e não para indivíduos, o que significa que é uma diretriz muito geral”, continua nutricionista. Indivíduos ativos podem requerer entre 1,2 e 2,0 g por kg de peso corporal. Para pessoas e atletas altamente ativos, esse número pode exceder 2,0g por kg de peso corporal.

“É vital observar que há um grande conjunto de pesquisas sobre os requisitos de proteínas, muitas delas fornecendo resultados conflitantes. Portanto, as diretrizes devem ser usadas como diretrizes e não como regras estritas. Em resumo, os requisitos são altamente individuais, pois o que funciona para uma pessoa pode não funcionar para outra em circunstâncias semelhantes.

Alimentos ricos em proteína”comida em primeiro lugar”

Shakes e suplementos de proteína podemos confiar neles como fontes adequadas de proteína?

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“Embora haja tempo e espaço para suplementos de proteína – e eles não devem ser demitidos por completo – como ocorre com toda a ingestão de macro e micronutrientes, a prioridade deve ser a obtenção de uma ingestão adequada por meio de uma dieta saudável e equilibrada”, diz nutricionista. ‘Alimentação saudável e verdadeira deve sempre vir em primeiro lugar. Os suplementos não devem ser usados ​​como substitutos.

O nutricionista descreve suas principais escolhas para fontes de proteína de boa qualidade:

Fonte de proteínas: Frango

A carnes de aves como frango são alimentos ricos em proteínas Essa proteína magra contém aproximadamente 31g de proteína por 100g, tornando-a uma boa opção para quem come carne preocupada com a saúde.

Fonte de proteínas: Salmão

Com uma impressionante proteína de 20g por 100g, o salmão também é uma excelente fonte de ácidos graxos ômega-3 que favorecem o cérebro.

Manteigas de nozes

Manteigas de nozes faz parte da lista dos alimentos ricos em proteínas (como amendoim ou amêndoa) não são apenas deliciosas, mas também nutritivas! Contendo aproximadamente 25g de proteína por 100g, eles são deliciosos adicionados aos smoothies ou espalhados em torradas de trigo integral ou bolos de aveia.

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Fonte de proteínas: Tofu

O tofu é um ingrediente altamente versátil que contém 8g de proteína por 100g, tornando-o uma ótima fonte de proteína para veganos, vegetarianos ou qualquer pessoa que queira reduzir a ingestão de carne. Também é embalado com fibra, cálcio e ferro.

Fonte de proteínas: Quinoa

Sem glúten e embalado com proteínas, Quinoa também é uma excelente fonte de vitaminas do complexo B, ferro, potássio e vitamina E, tornando-se um superalimento.

Feijão vermelho

Este humilde e pequeno feijoeiro dá um soco enorme no departamento de nutrição. Além de conter 24g de proteína por 100g, também é uma boa fonte de ferro, zinco, potássio, folato e vitaminas B6 e K.

Fonte de proteínas: Ovos

O bom e velho ovo é dos alimentos ricos em proteína, fantástico, contendo cerca de 6g abaixo da casca. Os ovos também estão cheios de outras vitaminas e minerais essenciais, incluindo vitaminas do complexo B, vitamina D e colina.

Fonte de proteínas: Grão de bico

Delicioso assado como lanche ou adicionado a caril ou ensopado, o grão de bico barato é uma maneira saudável de aumentar a ingestão de proteínas, contendo 19g por 100g.

Fonte de proteínas: Lentilhas

Além de serem um dos alimentos ricos em proteína, à base de plantas (9g por 100g, para ser exato), as lentilhas também são uma fonte de ferro, potássio e fibra alimentar. Eles são super recheados e deliciosos, adicionados a sopas e ensopados.

Sementes de abóbora

Perfeitas como um lanche no meio da refeição, essas pequenas sementes verdes são pesos pesados ​​no departamento de proteínas (19g por 100g), além de conter uma série de outros nutrientes essenciais, incluindo zinco, magnésio, ferro, potássio e cálcio.


Alpha

Redação escrita pela equipe " Melhorhoje.com.br". Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.

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